Pages

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Labels

sexta-feira, 18 de junho de 2010

(LUTO) - Letras TRISTE - Escritor José Saramago morre aos 87 anos.

Português morreu em sua casa nas Ilhas Canárias, na companhia da mulher.



Do R7, com EFE e Agência Estado.


O escritor português José Saramago morreu nesta sexta-feira (18), aos 87 anos. A morte ocorreu em sua casa na localidade de Tíaz, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, que pertencem à Espanha, por volta das 13h no horário local (8h de Brasília).

No momento de sua morte, o escritor estava acompanhado da mulher e tradutora, Pilar del Río. Saramago havia passado uma noite tranquila. Após ter tomado o café da manhã de costume e conversado com a mulher, começou a se sentir mal e, pouco depois, morreu.

O editor de Saramago, Zeferino Coelho, disse ao jornal Público que o escritor estava doente, mas em estado estável.

- Mas a situação agravou-se.

Em seu site na internet, a Fundação José Saramago informou que o escritor morreu em "consequência de uma múltipla falha" de órgãos, "após uma prolongada doença".

"O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de forma serena e tranquila", informou a entidade.

Saramago foi o único escritor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel, em 1998.

“Unindo o jornalismo a esses outros três fatores (pobreza, poesia e romance) se entenderá a fusão entre preocupação social e exigência estética que marcou a obra do único Prêmio Nobel da língua portuguesa até hoje”, disse o El País.

Cineasta brasileiro levou Saramago para as telas .

Saramago esteve no Brasil em 1992 para abrir o congresso internacional com o tema América 92: Raízes e Trajetórias, promovido pela USP. Na mesma visita, deu uma entrevista para o programa Roda Viva, da TV Cultura.

O escritor retornou ao país em novembro de 2008 para divulgar o lançamento mundial do livro A viagem do Elefante, na Academia Brasileira de Letras, e inaugurar a exposição A Consistência dos Sonhos, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

Em julho de 2009, foi nomeado sócio-correspondente da Academia Brasileira de Letras, mas não esteve no Brasil.

Um de seus livros, Ensaio sobre a Cegueira, foi adaptado ao cinema pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles, em 2008. O filme foi exibido no Festival de Cannes.

Saramago era um autor muito produtivo. Além de romances, publicou diários, contos, peças, crônicas e poemas. Ainda em 2009, lançou mais um livro, Caim, que traz uma versão particular sobre esse personagem bíblico.

Em 1991, em Evangelho Segundo Jesus Cristo, usou de um método semelhante. A "reescrita" do ateu convicto de esquerda não agradou aos religiosos e provocou grande polêmica em uma nação fortemente católica, como a sua Portugal.

No ano seguinte, o livro foi indicado a um prêmio, mas o governo português vetou a candidatura. Insatisfeito, Saramago partiu para um "exílio voluntário" na espanhola Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde vivia desde 1993.

0 comentários:

Somos o Povo de Pasárgada...

Nós Somos Madeira de Lei que Cupim Não Rói...

Central de Atendimento ao Letrado - CAL.





Contate-nos através do e-mail:

executivapernambucana@gmail.com