CIRCULAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS E PRÁTICAS DE ENSINO.
Os gêneros podem ser estudados como a manifestação visível do funcionamento social.
Exemplo de gêneros presentes em um evento religioso:
o leilão (a fala do leiloeiro).
o reza.
o benditos.
o canto.
o lista de prendas.
Nas sociedades letradas, é fundamental o conhecimento dos gêneros da escrita.
Exemplos de gêneros da escrita (minimalistas) facilmente utilizados por indivíduos com baixo grau de letramento:
o lista de compras.
o lista de materiais.
o endereços.
o cartas.
o avisos.
o rótulos.
o cartazes.
o receitas culinárias.
o folhetos.
o volantes.
Gêneros que exigem maior grau de letramento:
o editoriais.
o artigos de divulgação científica.
o resenhas.
o relatórios.
o tratados.
Gêneros que proporcionam prazer estético (domínio literário):
o crônicas.
o contos.
o novelas.
o romances.
o poemas.
As posições defendidas por Marcuschi a respeito de gêneros.
Classificação:
Não é prioridade.
Não é prioridade.
Análise da Forma e da Estrutura:
Não é prioridade.
Estudo da Organização, das Ações Sociais envolvidas e dos Atos Retóricos:
É prioridade - Alguns gêneros são mais estáveis que outros.
Os gêneros mais estáveis são em geral formulaicos.
O estabelecimento do estatuto genérico de um texto é estabelecido pelo seu funcionamento.
A Gramática organiza as formas lingüísticas.
Os gêneros organizam nossa fala e escrita.
Os gêneros são um tipo de gramática social (gramática da enunciação).
Os gêneros não são paradigmas no sentido de entidades a serem reproduzidas ou imitadas.
Como ponto de partida, o ensino com base em gêneros, deve orientar-se a partir da realidade do aluno.
Os gêneros mais estáveis são em geral formulaicos.
O estabelecimento do estatuto genérico de um texto é estabelecido pelo seu funcionamento.
A Gramática organiza as formas lingüísticas.
Os gêneros organizam nossa fala e escrita.
Os gêneros são um tipo de gramática social (gramática da enunciação).
Os gêneros não são paradigmas no sentido de entidades a serem reproduzidas ou imitadas.
Como ponto de partida, o ensino com base em gêneros, deve orientar-se a partir da realidade do aluno.
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